THE JACU BIRD
O Jacu, de nome científico de Penelope obscura, é um pássaro que ocorre somente na Mata Atlântica Brasileira e está ameaçada de extinção no Estado do Espírito Santo, Brasil, onde ocorre principalmente nas regiões montanhosas deste estado, local onde são realizadas as ações de preservação do JBWF. Segundo dados da International Union for Conservation Of Nature (IUCN), Penelope obscura é alta prioridade para conservação devido aos seu endemismo e falta de ações preservacionistas.
Como são aves que se alimentam de frutos grande desempenham importante função ecológica na regeneração de florestas tropicais através da dispersão de sementes.
Geralmente põe de dois a três ovos, tendo um período de incubação de 28 dias. Os filhotes nascem ativos e de olhos abertos.
Podem chegar a pesar até um pouco mais de 1Kg e medir até 73cm, por essa razão já foi muito caçado ao longo da história do brasil. Devido ao porte, período de incubação longo, caça severa e necessidade uma grande área para sobreviver, o Jacu é muito sensível às ações antrópicas, sendo os primeiros a sentirem a interferência ambiental de um ambiente.
Desde a colonização europeia e a expansão industrial trazida para a Mata Atlântica brasileira o pássaro Jacu vem sofrendo com a diminuição de hábitat em decorrência da caça, expansão imobiliária, uso de agrotóxicos e desmatamentos, por isso é necessário conhecer mais sobre a ecologia desta espécie tão pouco estuda e agir com ações de envolvimento com as comunidades, de modo a conscientizar sobre a importância de preservação ambiental para manter os recursos naturais indispensáveis para sobrevivência do humana.
Como o Jacu é uma espécie indicadora de alterações ambientes, preservando o Jacu nós estamos preservando também todos os recursos naturais que eles necessitam para sobrevivência e com isso preservando os recursos naturais para gerações atuais e futuras.